sábado, 23 de janeiro de 2010

DESTRUINDO PARADIGMAS II

Sobre as mulheres, a sociedade e a religião.

Olhamos para a história da humanidade, tantos filósofos, líderes, imperadores, reis, escritores, mestres, guerreiros, o que nós vemos? Vários grandes nomes da história eram do sexo masculino. Em que lugar estavam as mulheres? Ocultas da sociedade, uma sociedade patriarcal na qual elas desempenham apenas um papel secundário.

Por que mantivemos as mulheres caladas por tanto tempo? Talvez porque nós homens sabemos que elas possuem um senso de justiça que muitas vezes é melhor do que o nosso. Pois trazem o instinto maternal em seus genes, elas veem o mundo com mais sentimento do que nós. Assim sendo poderiam facilmente ter alterado o curso da história da humanidade. A igreja há muito tempo já sabe do poder de influência das mulheres sobre os homens e que tal poder poderia muito bem ter impedido todas as atrocidades cometidas pela religião, assim sendo, a igreja se encarregou de tornar a mulher submissa ao máximo. As religiões transformaram deus em um homem para ele ser cruel, egoísta e corrupto, se deus fosse uma mulher, talvez seria um colo materno acolhedor, um reduto para descanso e conforto. Mas muitas religiões precisam ter um pulso assassino para continuar lucrando, portanto descartam as mulheres.

Vejamos alguns dos muitos tratamentos ofertados para as mulheres por parte das religiões e após continuemos nosso raciocínio...

Na Bíblia “Sagrada” do cristianismo...

A mulher aprenda em silêncio, com toda sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi criado Adão, depois Eva.” 1 Timóteo 2: 11-13.

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." Efésios 5: 22-23.

No Talmude do judaísmo...

A mulher é um vaso cheio de imundícies com sua boca cheia de sangue e, entretanto, todos a desejam.” Shabbath 152

Santo Agostinho...

É Eva, a tentadora, que devemos ver em toda mulher. Não consigo ver que utilidade a mulher tem para o homem, tirando a função de ter filhos.”

São Tomás de Aquino...

A mulher está em sujeição por causa das leis da natureza, mas é uma escrava somente pelas leis da circunstância… A mulher está submetida ao homem pela fraqueza de seu espírito e de seu corpo… é um ser incompleto, um tipo de homem imperfeito […] A mulher é defeituosa e bastarda, pois o princípio ativo da semente masculina tende à produção de homens gerados à sua perfeita semelhança. A geração de uma mulher resulta de defeitos no princípio ativo.”


Retornemos para nossa linha de raciocínio...

Por que tanto temor para com as mulheres?

Nesta sociedade patriarcal tomada de guerras e desgraças, um pai fica orgulhoso do filho que vai a guerra, do filho que morre em guerra defendendo fronteiras imaginárias criada por homens, defendendo diferenças pré-conceituais da imaginação dos homens. Enquanto a mãe cai em desespero por ver sua prole morrer por motivos tão banais e mundanos. Se a sociedade assumisse uma atitude matriarcal na qual a opinião das mulheres de verdade (não das tolas submissas) fosse realmente escutada e posta em prática, então o mundo começaria a ter seus maiores problemas resolvidos.

Os homens se consideram como tendo sido criados em igual imagem aos seus deuses inexistentes, a partir disto criam concepções de que podem fazer o que bem entendem a todos que os rodeiam. Inclusive aos seres vivos aos quais eles devem suas vidas, as mulheres. Ainda mais triste do que ver homens tratando mulheres como objetos, é ver mulheres aceitando tais condições. Mulheres que aceitam a submissão, que aceitam serem tratadas como objetos.

“Mas elas se casaram e dependem financeiramente de seus maridos, não possuem estudo e nem capacidade para serem independentes, não possuem condições para trabalhar, por isso aceitam tais condições”... Nunca é tarde para estudar, nunca é tarde para aprender, você pode lutar ou continuar em uma situação deplorável. Desculpas esfarrapadas de mulheres que se acomodaram em tal situação e agora preferem a submissão, vivem na lei do “deixe do jeito que está”. Tolo conformismo, temem as mudanças. Quando se vive a dois, não é para que um sustente o outro ou para que um torne o outro submisso e sim para que os dois construam uma vida juntos com mútuo respeito.

Quantas mulheres sofreram, batalharam e até morreram ao longo da história para que todas fossem tratadas com respeito e dignidade (as origens do movimento feminista tão depreciado pelas próprias mulheres atualmente). Lutaram para que suas opiniões fossem ouvidas e assim pudessem ajudar a melhorar nossa sociedade. Não digo para que as mulheres passem a agir como homens ou que os homens tratem mulheres como se fossem homens, mas que as tratem como Seres Humanos e não como objetos para fins reprodutivos.

Num país medíocre e patriarcal como o Brasil as mulheres ainda não possuem domínio sobre seus próprios corpos, são mal vistas quando ocupam cargos de poder e ainda são obrigadas a terem dupla jornada de trabalho (trabalho formal e trabalho doméstico, como limpar a casa e cuidar da prole), pois os supostos “homens” são “superiores” demais para ajudarem suas esposas e tais seres ainda se consideram “machos” e se acham no direito de dizer que amam “suas” mulheres. Bom, quem ama cuida e ajuda. Quem realmente ama não transforma a pessoa amada em escravo serviçal.

9 comentários:

  1. Pela primeira vez ví um homem defender brutalmente uma mulher.
    Seu post remete à antigos métodos de discriminação... revela o quão somos ridicularizadas pela história católica. Repugnante saber de tal detalhes... mas fiquei feliz em saber que você pensa na mudança pelo braço feminino... o braço que agirá pelo sentimento e coração... não pela ganância e maldade como os homens assim fazem.
    Grande amizade nutro por ti Marius... que sabe olhar com afeto e carinho a situação da mulher... feliz aquela que tem seu coração... com certeza será tratada com o devido amor e respeito. Felicidade à ti e a sua companheira.

    Beijos sangrentos da vampira Laysha.

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz de ter um amigo que pensa como você. Esta super raro encontrar homens com tamanho respeito. E com algum interesse no que uma mulher pensa e no poder que ela tem. Você está de parabéns por ser e pensar assim. Nós mulheres agradecemos o respeito.
    Bjs! Lu ; )

    ResponderExcluir
  3. Caro Alfredo.
    Ao meu ver cada pessoa tem sua própria opinião sobre os mais diversos assuntos.
    Mas não acho certo essa comparação das mulheres com uma bebida alcoolica, assim você as transforma em objetos, apenas dizendo se elas devem ou não ser "usadas".
    Meu amigo, elas não são apenas alcool a ser usado. Quando você diz isso você as transforma em objetos. Ela são mais do que isso, são nossas companheiras, nossas amigas, nossos amores. Quando nós homens ansiamos por carinho, presença, auxílio e conforto, é nas mulheres que encontramos todas as essas boas características. É nas mulheres que encontramos a fonte de inspiração para continuarmos seguindo nesse caminho chamado vida.
    Ainda vai demorar para quitarmos nossos débitos para com as mulheres.

    ResponderExcluir
  4. ARRASOU COMO SEMPRE! FAZIA TEMPO QUE EU NÃO VIA ALGUÉM TRATAR TAL ASSUNTO COM TAMANHA MATURIDADE E RESPEITO AO SEXO OPOSTO. MEUS PARABÉNS, MARIUS!

    ResponderExcluir
  5. Acho que estamos perto (usando como escala o tempo em que surgiram as sociedades) de uma inversão de pensamentos. Se tudo oque fazemos tem como finalidade, mesmo que superficial, conquistar uma fêmea, nada mais justo que uma inversão de papéis. Na natureza, vemos muitos exemplos em que as fêmeas são o centro das atenções. Seja delas nosso reino!
    Ficou muito bom Marius!

    ResponderExcluir
  6. acredita-se que em algum determinado período, as mulheres chefiavam as tribos, pois elas davam a vida, elas quem geravam os novos homens e novas mulheres.. Muitas culturas tratavam as mulheres como sendo sagradas, pois detinham os mistérios da vida sobre a morte...
    com o desenvolvimento das tribos em civilizações, acredita-se que perdeu-se o respeito e as mulheres foram marginalizadas... perdendo seu status de senhoras da tribo, para senhoras do Lar.. esse pensamento se desenvolveu com culturas baseadas no patriarcado, e reflete hg em nossa sociedade.. Agora elas viraram o jogo, mas continuam recebendo menos e com mais obrigações... querem ter carreira, serem belas, terem uma família e serem mães...

    vou escrever algo sobre isso.. meu comentário baseado em seu texto vai gerar um post rsrsrs amplexos

    ResponderExcluir
  7. Como já lhe disse Mario, essa composição ficou boa demais tchê!
    Fico extasiada só de pensar que encontrei um homem que tenha pensamentos tão positivos com relação às mulheres. Isso não poderia acontecer!
    O normal seria eu achar normal você ter esse pensamento. Mas neste insignificante planeta, coisas que notoriamente seriam óbvias tornam-se absurdas para uma grande massa.

    Excelente as passagens que você citou no decorrer do teu raciocínio. Excelente principalmente para as mulheres abrirem as pálpebras.

    É muito bom saber que eu não corro o risco de tentar ser transformada em uma escrava serviçal. Até porque antes disso acontecer, você me viria a pés de distância (risos).
    Sinto-me demasiadamente orgulhosa por tê-lo como namorado!

    ResponderExcluir
  8. muito bom texto. realmente a mulher hj é tratada como objeto. Mas cabem a elas também lutar contra esta condição, vide as mulheres frutas que a toda hora aparecem

    ossujos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Grande Mário!
    Parabéns pelo seu texto cara, ficou explêndido, MAGNÍFICO!!
    E eu concordo plenamente contigo!
    Adorei as citações e principalmente seus comentários, tudo isso infelizmente é verdade, espero que as mulheres e principalmente os homens que lerem esse seu texto, abram realmente os olhos e mudem, passando a tratar as mulheres como seres humanos adoráveis e amáveis que são, e que as mulheres deixem de serem submissas dos homens, pois elas são seres humanos como nós homens e não objetos.
    E só para finalizar, as mulheres é que dão Vida ao homem e este sem uma mulher ao lado torna-se incompleto. Obrigado Mulheres!

    Abração Márioo!!!

    ResponderExcluir